Para Vicente, com carinho!

Talvez você já tenha ouvido falar nele em algum post anterior do Be Cool Boy, mas hoje eu preciso apresentar formalmente um personagem que fez parte da vida do Luca Toni nos últimos anos: Vicente, o dinossauro de um só dente.

Este simpático dinossauro verde, muito antes de ganhar forma (através das mãos habilidosas da minha querida aluna Daniela Escobar), já vivia sua jornada de herói e enfrentava os desafios de ser diferente. Sendo o único de uma manada de dinossauros gigantes, com bocas enormes e cheias de dentes quadrados, ele era o único com um só dente, de formato triangular.

Na história, Vicente descobre que esta peculiaridade seria a grande saída para a solução de um grande problema, e que isso salvaria a vida da galera que vivia durante o período cretáceo. Os outros dinossauros aprendem que ser diferente é necessário e natural, entendendo de uma vez por todas que o mundo não teria graça se todos fossem iguais.

Esta história foi contada aqui em casa muitas e muitas vezes. Criei o Vicente como forma de contar para o Luca Toni sobre sua condição, mais especificamente sobre o fato de que ele não teria dentes como as outras crianças. A displasia ectodérmica é uma condição que altera a formação dos dentes, podendo as crianças portadoras serem desprovidas de qualquer peça dentária. Para nossa sorte, Luca Toni teve um dentinho pontiagudo (que nasceu quando ele tinha 2 anos) e apenas com 5 anos e meio que o segundo nasceu.

Vicente foi um dinossauro muito legal. Ele ajudou Luca Toni a construir sua autoimagem e fortalecer sua autoestima. Sempre que alguma criança perguntava para ele porque ele tinha aqueles dentes, ele dizia que era porque os dentes dele eram dentes de dinossauro. Nunca se sentiu diminuído. Sempre transformou esta suposta “dificuldade”em algo maior, algo do tamanho de um dinossauro.

Mas a partir de hoje, Luca Toni não precisará mais do Vicente. Depois de tantas histórias, idas e vindas, Luca Toni se mostrou pronto para iniciar o processo de reabilitação oral. Teve a chance de escolher o formato do dente que mais lhe agradava,  titubeando entre o formato circular e retangular, preferiu o quadrado. Teve a paciência e a coragem de ficar algumas horas de boca aberta, enfrentando resinas, lixas, brocas, sugadores na cadeira do dentista.

img_7477

Hoje Luca Toni ganhou um novo sorriso. Saindo da cadeira do dentista, se olhou no espelho e disse: obrigado!

Eu também sou grata aos profissionais que já aceitaram o desafio de acompanhar esta jornada conosco (foram vários e cada um deles foi importante). Mas tenho um agradecimento especial a fazer e é por isso que, com muito carinho, dedico este lindo sorriso ao divertido, irreverente e persistente amigo de todas as horas: Vicente, o dinossauro de um só dente.

Muito obrigada!

img_7508

 

5 comentários Adicione o seu

  1. SANDRA DELGADO PAGNONCELLI disse:

    FANTÁSTICA A ABORDAGEM ! Parabéns pela inciativa.
    Sandra delgado Pagnoncelli – odontopediatra
    http://www.facebook.com/ProjetoSorrisosEspeciais

    Curtido por 1 pessoa

    1. becoolboy disse:

      Obrigada Sandra! Teu projeto também é sensacional!

      Curtir

  2. Isabelle amorim de oliveira disse:

    Boa Tarde!
    Estamos todos aqui reunidos em um seminário com a professora Sandra Pagnoncelli, e foi colocado teu blog como exemplo de aprendizado para todos nós!
    Parabéns pela iniciativa! Muito bom!

    Alunos de odontologia da PUCRS, ATO 2017; Turma B.

    Curtido por 1 pessoa

    1. becoolboy disse:

      Que alegria saber disso Isabelle! Conheci a prof. Sandra esta semana e também fiquei encantada com o trabalho dela! Fico feliz que o blog esteja cumprindo o seu papel! Um grande abraço!❤️

      Curtir

  3. Terri Kilbride disse:

    An inspiring account of Luca Toni’s journey toward making his own decision regarding his teeth and going through the procedure. He is truly a cool boy. Our Sophia decided at the age of four to have her front sharp teeth shaped into squares, but it was a big decision for her to let go of the teeth that she was proud of. Her choices about dental interventions have always been hers alone, right from the start, and we have had an excellent team for that. Your story reminded me of what goes into parenting our kids. It warmed my heart and made me feel happy to have encountered you here.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s